Indicadores Fiscais - Resultado Primário

O resultado primário representa a diferença entre as receitas e as despesas primárias (não financeiras). Sua apuração fornece uma melhor avaliação do impacto da política fiscal em execução pelo ente da Federação. Superávits primários, que são direcionados para o pagamento de serviços da dívida, contribuem para a redução do estoque total da dívida líquida. Em contrapartida, déficits primários indicam a parcela do aumento da dívida, resultante do financiamento de gastos não financeiros que ultrapassam as receitas não financeiras.

Resultado Primário

Chart.
Previsão Legal

 

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu Art. 9º, caput::

 

Art. 9º Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subseqüentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

 

Você ficou satisfeito com essa página?

Pesquisa de Satisfação

Invista no Estado do Ceará Banco de Ideias Ajude o Ceará
  
Ir

2011 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

CGE - Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado - Av. Gal Afonso Albuquerque Lima - Edifício SEPLAG - 2ºAndar - 60.822-325 - Cambeba - Fortaleza/CE v.1.1.5